As idades dos Sabores

AS IDADES DOS SABORES – Associação para o Estudo e Promoção das Artes Culinárias, criada em Dezembro de 2001, tem como  objectivo contribuir  para  a salvaguarda e desenvolvimento do  património  gastronómico e artes culinárias a  ele  associadas, promovendo o estudo dos sistemas, práticas e ritos relacionados com a alimentação em Portugal.

São duas as  componentes chave  do seu projecto:

  • Um Centro das Artes Culinárias
  • Um Pólo de Documentação, integrando uma biblioteca  e uma videoteca;

    Para o efeito, a associação dispõe de um já vasto e significativo conjunto de objectos e de documentação. 

De entre as actividades da Associação, destacamos:

  • A realização de exposições temáticas;  
  • O apoio a acções de sensibilização destinadas a promover o uso de produtos locais e os saberes tradicionais ligados à alimentação

Desde a sua criação, a Associação tem desenvolvido um conjunto de actividades, das quais destacamos abaixo algumas das mais significativas. 

Acervo

          (Clique nas imagens para ampliar)
 

Recolhas

DVD - "Os gestos dos sabores - das memórias ao futuro"

"O, registando imagens do nosso património gastronómico, entendido cs gestos dos sabores" é umas série de documentários, realizados por "AS IDADES DOS SABORESomo recurso valioso para a reconstrução e valorização de sociedades rurais, e como factor dinâmico de desenvolvimento territorial .

Introdução; Peras-passa; Cuscos; Vila de amêijoas; Cabrito estonado; Maranhos; Bucho recheado; Bolos de cabeça; Lagartos; Pão-de-ló tradicional do Minho; Doces de Ovos.


"Património culinário de Arcos de Valdevez"


A Associação participou nesta obra editada Ardal-Associação Regional do Desenvolvimento do Alto Lima, planeando e executando  directamente junto da população o levantamento das tradições e receituário da região. 


Promoção de produtos portugueses



Exposições

As três exposições imediatamente abaixo realizaram-se no  Pólo Museológico de Gastronomia de Monsanto, no âmbito de uma parceria com a CM de Idanha-a-Nova, e a quarta em colaboração com a CM de Arouca..

            (Clique nas imagens para ampliar)

Outras actividades